SIGAM-ME NO INSTAGRAM

#10 - Um Castelo de Lombardia em Sintra



Inaugurado em setembro de 2015, o percurso pedonal da Vila Sassetti é uma ligação que nos permite ir do centro histórico de Sintra ao Castelo dos Mouros e Palácio da Pena evitando a estrada da Pena, tornando assim mais seguro e agradável o passeio por estes 2 km de caminho que pode ser feito em cerca de 45 minutos



A Vila Sassetti situa-se na zona norte da Serra de Sintra, e tem uma área de 12.000 m2 onde se destaca a bela vegetação de castanheiros e carvalhos que envolve praticamente todo o percurso, pequenas quedas de água cristalina e o imponente Castelo dos Mouros quase sempre visível à medida que subimos nessa direção.




O percurso começa nos jardins da Vila Sassetti e é ligeiramente íngreme mas com pavimento regular, o que não causa grandes dificuldades. O jardim é tão harmonioso que parece fundir-se naturalmente com a paisagem. Passamos pela Casa do Caseiro e chegamos ao edifício principal desenhado pelo arquiteto Luigi Manini à imagem dos castelos da Lombardia italiana, terreno que o viu nascer. Após a morte do seu dono (Victor Carlos Sassetti) várias personalidades passaram pelo local, entre elas Calouste Gulbenkian (1920-1955).



No momento da nossa visita, ainda não foi possível visitar o interior do edifício, uma vez que este ainda se encontra em processo de restauro e conservação.

Continuando a subida de uma encosta com alguma inclinação, passamos por curiosas formações rochosas, pequenas pontes de madeira e vegetação tão viva e de um verde tão intenso que parece querer “devorar” o caminho que a atravessa.



Finalmente chegamos ao Penedo da Amizade, um local emblemático para os escaladores, inaugurado para essas atividades em 1950, que se estende por um ambiente que permite aos escaladores escolher 72 percursos de diferentes graus de dificuldade.

Contornando o Penedo, é possível subir sem cordas pelo lado lateral, chegando ao topo e tendo o privilégio de uma vista magnífica de toda a Serra e de alguns edifícios históricos a espreitar por entre a densa vegetação.




Este é um caminho acessível a todos, o que deve ser feito com calma devido à sua inclinação, mas certamente vale a pena conhecer e apreciar as belezas da Vila Sassetti e todos os seus arredores. Preste atenção ao horário de abertura e fechamento dos portões que dão acesso a este caminho:

Alta temporada: 10h às 18h

Baixa temporada: 9h às 17h

Comentários

Mensagens populares