SIGAM-ME NO INSTAGRAM

#27 - Lagoas e Praias Fluviais - Serra da Estrela - As minhas escolhas

 

Desta vez o que me levou à Serra da Estrela não foi fazer os magníficos trilhos desta bela serra, mas sim desfrutar de algumas das lagoas e praias fluviais que aqui se encontram e que sempre nos convidam a dar um mergulho nas suas frescas águas.

Neste artigo, apresento cinco dos meus lugares favoritos para me refrescar nos dias mais quentes.

Já agora quais os vossos favoritos? Deixem as vossas preferências nos comentários deste artigo :)


 #1 – Vale do Rossim (40.4006° N, 7.5870° W)

A Lagoa do Vale do Rossim está inserida na reserva natural do Planalto Superior, a cerca de 1437 metros de altitude, é sem dúvida um dos meus locais preferidos não só pelas suas belezas naturais e por toda a envolvente, mas também porque aqui podemos desfrutar várias atividades de lazer, como canoagem, slide, plataforma de salto, etc.

No local existe também um bar com uma ampla esplanada composta por mesas de madeira e espreguiçadeiras onde podemos relaxar com vistas para a lagoa e as montanhas em todo o seu entorno.

Em termos de estacionamento, existe um enorme parque junto ao bar, mas também é possível estacionar junto à estrada, dependendo da lagoa preferida para estender a toalha e ir para o banho.







 

#2 – Poço da Broca  (40.2926° N, 7.7539° W )

Existem pelo menos dois locais designados por Poço da Broca, aquele de que falo aqui é o mais acessível, estando junto à N230 que vai de Vide à aldeia de Barriosa.

Local maravilhoso com inúmeras cascatas e desníveis onde podemos escolher o local que mais nos agrada para um mergulho nas águas cristalinas. O meu preferido fica sem dúvida junto ao restaurante Guarda Rios porque, para além de podermos nadar nas cascatas e desfrutar de um belo banho, também estamos perto da zona com menos água onde podemos apreciar algumas espécies que aí habitam (cobras, rãs, trutas)

No topo está uma cabana de madeira onde podemos tomar um café ou uma bebida fresca e apreciar a paisagem que nos rodeia.








 #3 – Praia Fluvial de Loriga (40º19'38.11 N , 7º40'42.48 W )

Sem dúvida uma das praias fluviais mais conhecidas e frequentadas da Serra da Estrela situa-se na freguesia de Loriga (concelho de Seia), na zona sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela. Por estar localizada em um vale glacial, suas águas são extremamente frias (a mais fria de todas as sugestões que dou aqui) mas, mesmo assim, não se pode perder um mergulho em uma das inúmeras piscinas naturais formadas aqui.

Com várias infraestruturas (bar, WC, parque infantil, zona de merendas, posto de primeiros socorros), considero a falta de lugares para estacionar o carro como o único problema, pelo que sugiro que chegue muito cedo para poder estacionar nas proximidades.

 



#4 – Foz da Égua (40°13’46.4″N 7°49’34.2″W)

Situada a 4km do Piódão, na vila do mesmo nome, a praia fluvial fica no coração da serra do Açor e rodeada por uma beleza natural indescritível.

Daqui avistam-se algumas das tradicionais casas de xisto que se estendem pela encosta, bem como as belas pontes de pedra que se sobrepõem aos ribeiros Chãs e Piódão, cuja junção dá origem a um único curso que termina na praia fluvial.

Há também uma ponte (estilo Indiana Jones) que está entretanto vedada à passagem há algum tempo, possivelmente por estar em manutenção.

  

#5 – Lapa dos Dinheiros  (40.3787° N, 7.7088° W)

Esta foi a praia fluvial mais recente que visitei. Situada à saída de Seia (a caminho do Poço da Broca / Loriga), esta praia também conhecida por Praia da Caniça, está inserida numa zona de extrema beleza, rodeada de imensa vegetação, declives acentuados e grandes rochas. Depois de estacionar o carro num parque em terreno, o acesso faz-se a pé por um caminho pedonal até chegar à ponte romana. Daqui já se avista a praia fluvial formada por uma pequena barragem que permite que a água aqui permaneça e forme uma piscina de águas translúcidas. Sinceramente, é muito pequeno e aos fins-de-semana enche-se rapidamente de visitantes, praticamente sem espaço para nadar ou mesmo para se esticar na área minúscula de areia que aqui se encontra.

Em termos de infraestruturas podemos encontrar WCs, Bar, Posto de Primeiros Socorros e Salva-vidas, chapéus e espreguiçadeiras, parque de merendas.

Deixo aqui alguns dos artigos sobre caminhadas e passeios feitos na nossa bela Serra da Estrela :

Comentários

Mensagens populares