SIGAM-ME NO INSTAGRAM

#14 - Uma visão do Rio Tua

Há muito que tinha como objetivo conhecer a chamada “Aldeia Feliz” de São Mamede de Ribatua e toda a sua envolvência incluindo o grande atrativo de beleza natural… o Rio Tua.

Recentemente, aproveitei o convite de um grande amigo meu, também explorador e aventureiro da vida, para passar alguns dias nesta aldeia e desfrutar de bons e inesquecíveis momentos com a natureza.


Nesta aldeia, uma das mais belas RP's que já fiz… começa no Jardim das Laranjeiras (N41º15’03.31 ”, W7º25’54,89”). PR1 ALJ - Trilha Fragas Más. Ainda muito pouco explorada pelos caminhantes, essa trilha foi inaugurada em dezembro de 2017.

trilho das fragas más

Este PR, com um percurso circular, tem uma distância de cerca de 10 km e é considerado oficialmente de nível de dificuldade médio, na minha opinião é um percurso extremamente fácil.

No início são vários troços em calçada romana, passando depois por um caminho de terra batida por um caminho rodeado de árvores e vegetação até chegar ao ponto de intersecção com a aldeia de Safres (aqui se recomenda uma pequena paragem para visitar esta bonita aldeia).



  

Seguimos depois até ao ponto alto do percurso onde, durante vários quilómetros, seguimos o leito do belo rio Tua e as imponentes escarpas que se estendem pelas suas margens.

Durante o percurso “fugimos” uma ou outra vez para o caminho demarcado porque este meu amigo que mencionei no início conhecia alguns locais que nos permitiam ter uma vista deslumbrante e privilegiada sobre as encostas e escarpas do rio.



Para quem não gosta de se aventurar fora dos trilhos e se manter fiel às marcações, também pode desfrutar de uma vista maravilhosa ao chegar ao miradouro da Fragas Más onde poderá contemplar toda a beleza deste rio e seus arredores.

rio tua

No momento em que fizemos o percurso, estávamos totalmente sozinhos por todos os 10km, apenas acompanhados pelos sons da natureza, uma brisa suave e um arco-íris que resolveu aparecer bem na nossa frente sem esperar.

riu tua



 


De volta ao ponto de partida, Jardim das Laranjeiras, aconselho-vos a repousar neste bonito jardim, a seguir visitar a igreja matriz da aldeia de São Mamede Ribatua e passear um pouco pelas suas ruas com tanta história.


Depois de um grande dia a desfrutar dos arredores do trilho das Fragas más e de uma noite bem repousada, o programa do dia seguinte seria o maior… .. Já tínhamos contemplado toda a beleza do rio Tua de cima, agora era altura de o contemplar muito perto dele, numa descida de caiaque que nos levou 6 horas a mergulhar no silêncio absoluto, rodeados pelas enormes escarpas às margens do rio que nos fazem perceber mais uma vez o quanto somos pequenos neste planeta.

rio tua


rio tua





Faltava fazer o PR2 ALJ- Trilho da Senhora da Cunha, um percurso circular de 14km que, segundo me disseram, também de uma beleza característica, seguindo o rio alguns km e depois afastando-se em direção ao Monte da Senhora da Cunha. Sem dúvida, uma trilha a ser feita em breve. Em todo o caso, tive a sorte de visitar o Monte da Senhora da Cunha e apreciar a partir daí a paisagem deslumbrante acompanhada por um pôr do sol inesquecível.





Despedi-me da “Aldeia Feliz” - São Mamede de Ribatua - com a certeza de regressar muito em breve para terminar o que faltava fazer
      

Powered by Wikiloc

Comentários

  1. Onde começaram o passeio de canoa? Eram vossas ou existe alguém que alugue? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As canoas era nossas , penso ainda não haver empresas que aluguem canoas na área. As coordenadas onde começamos são estas : 41°19'53.7"N 7°21'27.4"W

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares