SIGAM-ME NO INSTAGRAM

#29 - Alcançando a pé o ponto mais alto de Portugal Continental - Torre - Serra da Estrela

 

serra da estrela

Um dos objetivos que já tinha na lista de desejos há algum tempo era sem dúvida o de subir a pé até ao ponto mais alto de Portugal Continental - a Torre a 1993 metros de altitude (Torre Serra da Estrela). Foi recentemente que tive essa possibilidade a fazer a “Rota do Glaciar de Manteigas” e é tão gratificante quando se consegue atingir mais um objetivo e ultrapassar mais um grande desafio

Existem dois PR's na Serra da Estrela que nos permitem chegar à Torre a pé, o PR5 - Rota da Garganta de Loriga cujo comprimento é de 8km mas o desvio para a Torre estende-se por cerca de 11km e o PR6 - Rota do Glaciar com cerca de 18km de comprimento.

Decidi então fazer o PR6 porque, para além do desafio de serem mais quilómetros, tem também a maravilha de atravessar todo o vale glaciar, que é uma das zonas mais bonitas da nossa Serra da Estrela.

Este PR é linear a partir da subida na vila de Manteigas. Não começamos o trilho exatamente no ponto de partida oficial porque não consideramos necessário fazer mais 2km pelo meio da aldeia quando o caminho à frente já era desafiador q.b. Assim, partimos junto ao INATEL de Manteigas no início do vale (rota wikiloc no final deste artigo)

serra da estrela

O vale de Manteigas é algo indescritível, considerado o maior vale glaciar da Europa, estendendo-se por cerca de 13 km desde a vila até ao Maciço Central. A beleza do vale em forma de U entre as montanhas da Serra da Estrela é enorme. Sempre acompanhada pelo som da água a correr do rio Zêzere, a travessia leva-nos a contemplar algumas cascatas avistadas ao longe e que descem pelas encostas íngremes que nos rodeiam, bem como os belos prados verdes onde se deleitam os rebanhos de ovelhas.  

serra da estrela

serra da estrela

serra da estrela

Depois de atravessar o vale e caminhar alguns metros ao longo da estrada, chegamos a outro local mítico da Serra da Estrela, o Covão d'Ametade. A 1420 metros de altitude podemos usufruir livremente deste espaço onde podemos parar para almoçar, acampar, relaxar e desfrutar de algumas das mais magníficas formações rochosas da serra como o Cântaro Raso e o Cântaro Gordo.

serra da estrela

serra da estrela

covão d'ametade

covão d'ametade

Após alguns momentos de descanso, continuamos por um pequeno bosque e chegamos ao planalto da Nave de Santo António localizado a 1550 metros de altitude, outrora uma lagoa glaciar, agora com vários ribeiros, vegetação rasa e a bela capela e fonte de Santo António , onde nos revigoramos com a água fresca já que estavamos numa área totalmente descoberta e sem sombras.

serra da estrela

serra da estrela

serra da estrela

Atravessando a serra chegamos a um ponto onde teremos que fazer um pequeno percurso de alguns metros em estrada de alcatrão até entrarmos novamente no trilho, entrando agora nas rochas, subindo a encosta que dá para a barragem do Covão de Ferro e Vale da Alforfa . Aqui, como li em outro lugar, pode ser chamado de "reino de pedra". A subida é feita por caminhos de pedra (é necessária muita atenção ao posicionamento dos pés), sempre junto ao declive acentuado.

serra da estrela montanhas

serra da estrela montanhas

serra da estrela montanhas

Deixamos para trás a difícil subida por pedras e caminhos rochosos e chegamos ao Covão do Boi onde está esculpida a figura de Nossa Senhora da Boa Estrela, a sagrada guia e protetora dos pastores. Quem não conhece este magnífico santuário, um dos mais bonitos que temos em nosso país?

serra da estrela montanhas

Quando vi uma cruz no topo do santuário, apesar do cansaço que já sentia nas pernas, resolvi escalar subir ao topo para apreciar a magnífica paisagem dali.

serra da estrela montanhas

serra da estrela montanhas

serra da estrela montanhas

A última fase do desafio havia chegado. O último quilometro de subida até a Torre. Entre rochas, com alguma dificuldade em ver as marcações, já com grande cansaço nas pernas e com mais dificuldade na respiração devido à altitude, percorremos este último quilómetro e chegamos ao ponto mais alto de Portugal Continental. A emoção foi grande, não vou mentir, as lágrimas chegaram aos meus olhos, pois eram uma meta de longa data e um grande desafio. Outro "check" na minha lista de objetivos foi feito 

Quais maiores desafios que vocês têm na vossa lista de desejos/ objetivos? Partilhem-nos comnosco nos comentários deste artigo :)
  serra da estrela torre

serra da estrela torre

Photos by my adventure partner : Carlos Denis
also by Ana Carrilho @shimikuza3

Powered by Wikiloc


Deixo aqui alguns dos artigos sobre caminhadas e passeios feitos na nossa bela Serra da Estrela :

Comentários

  1. Encontrou riachos no meio trilho do vale do Zêzere (ou vale de Manteigas)? Consegui passar como? Nós fizemos o percurso a descer em vez de subir e mesmo sendo no Verão a água quase que nos barrou o caminho. Parabéns por ter conseguido. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa tarde, quando fizemos (em Outubro) apenas tivemos o rio Zêzere a acompanhar-nos , primeiro no nosso lado esquerdo e depois, ao atravessar-mos uma pequena ponte, o rio ficou no nosso lado direito. Não tivemos nenhum obstáculo que não nos permitisse avançar :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares