SIGAM-ME NO INSTAGRAM

#16 - Fisgas de Ermelo


Eram 4 da manhã quando nos levantamos para nos fazermos à estrada. O nosso destino é o Parque Natural do Alvão, mais precisamente as Fisgas de Ermelo , percurso PR3-MDB. Já há muito que ouvia falar das fantásticas cascatas das Fisgas do Ermelo, uma das maiores cascatas de Portugal, e o entusiasmo foi imenso.



Chegamos à aldeia de Ermelo por volta das 6h, ainda de noite, o silêncio era total (só se ouviam latidos de alguns cães ao longe) e a brisa fresca da manhã enchia-nos de energia para o que estava por vir. Após alguns minutos de aquecimento e preparação de todo o equipamento, partimos por aí cerca de 13km deste percurso circular. Só com a luz das nossas lanternas a guiar-nos, continuamos entre árvores e vegetação rasteira, passando por uma ponte de madeira que atravessa a Ribeira de Fervença, iniciando-se, pouco depois, a longa e íngreme subida, que pode tornar-se um pouco cansativa para quem tem menos resistência física.







Depois da enorme subida inicial, o sol já havia nascido e o calor começava a aumentar. Continuamos a subir, menos íngreme agora, passando do ambiente de floresta inicial para um ambiente mais rochoso. Aqui começamos por ver cabras da montanha que saltam livremente entre as rochas.




Finalmente, depois de alguns km percorridos, sempre a subir, avistamos ao longe a imensa cascata e as lagoas originadas por esta cascata, as piocas de Cima. A vista sobre esta maravilha da natureza torna-se ainda mais intensa quando chegamos ao miradouro do Alto da Cabeça Grande. Aproveitamos este ponto para descansar, recuperar energias, observar por alguns momentos toda a beleza envolvente. Infelizmente, devido à falta de chuva que que se fazia sentir há já algum tempo no nosso país, o fluxo da cascata não estava tão intenso quanto o desejado mas mesmo assim toda a beleza estava lá.

 

 

Seguimos o caminho marcado, voltando para a zona florestal floresta até chegarmos ao rio Olo. Seguimos pelas suas margens até à povoação de Varzigueto, passando pelos seus magníficos espigueiros.




De volta ao outro lado da montanha, continuamos nosso caminho até chegarmos a um aglomerado de pedras que se tornou um moradouro natural, agora com um ângulo diferente sobre a cascata.





Já iniciamos a descida em direção à aldeia do Fojo para podermos aceder às lagoas naturais - Piócas de Baixo, óptimas piscinas naturais para mergulhar e descansar numa soberba paisagem em redor. Ficamos aqui cerca de uma hora até retomarmos a parte final do percurso.



https://amzn.to/2uuaII2
As minhas "meninas" também precisam de descansar !!!!

O resto do percurso continua por vegetação densa, num pinhal, até chegar à bela Ponte da Abelheira, inicia-se então a subida até ao ponto de partida na aldeia de Ermelo.



Resumindo, este PR é um dos mais bonitos que fiz devido à sua diversidade de paisagens durante o percurso, apresenta uma dificuldade média principalmente para quem não tem preparação física devido à subida inicial que é longa e parcialmente íngreme, mas que recompensa chegar ao topo e avistar uma das maiores cascatas de Portugal. Para repetir sem dúvida, em um momento com mais caudal de água para que o impacto seja ainda maior.


  
Powered by Wikiloc

Comentários

Mensagens populares