#31 - Poço do Inferno (Serra da Estrela)
Aproveitando os dias de exploração na bela Serra da Estrela, tinha de incluir uma passagem pelo Poço do Inferno onde se pode desfrutar de uma magnífica cascata onde as águas da ribeira de Leandres caem de uma altura de 10 metros.
A cascata fica ao lado da estrada e pode ser apreciada estacionando o carro num pequeno estacionamento nas proximidades, podendo também os visitantes almoçar na área de piquenique que ali se encontra. Claro que o que menos me interessava era ir de carro porque o meu objetivo é sempre caminhar entre a natureza e aproveitei para o fazer juntando dois percursos pedestres (PR1-MTG - percurso do Poço do Inferno e PR2-MTG - Rota do Javali) ambos cruzando-se próximo à cascata e assim desfrutar de toda sua beleza caminhando sempre por bosques e pedras.
Iniciamos o percurso (PR2-MTG) em Manteigas junto ao bairro de Santo António. Iniciamos uma pequena subida que nos levou ao interior da floresta onde é feito o resto do percurso até chegarmos à cascata do Poço do Inferno.
Esse percurso tem cerca de 11km e na foto em cima você pode ver alguns dos pontos interessantes durante o percurso. Chegando ao Poço do Inferno, e depois de descansar um pouco, entramos pelo trilho próximo ao painel informativo sobre a atividade de canyoning que pode ser praticada na ribeira de Leandres. Aqui começa o PR1-MTG (Rota do Poço do Inferno) com 2,5Km de extensão, circular, com subida ligeiramente íngreme em rochas e blocos de granito. Passamos o cruzamento com o desvio para PR2 mas continuamos na PR1 até chegarmos a uma ponte de madeira (onde começa o canyoning).
Atravessando a ponte, continuamos a subida até chegarmos ao topo que nos permite uma vista deslumbrante sobre as escarpas que nos rodeiam e a Serra de S. Lourenço.
Continuamos até chegar à floresta desta rota, onde os carvalhos, pinheiros e outras árvores se fecham sobre nós criando um ambiente maravilhoso onde os raios de sol entram pelos ramos fechados.
A última parte deste PR1-MTG é feita por estrada florestal até chegarmos novamente ao Poço do Inferno. Como estávamos a fazer a junção dos dois PR's citados acima, tivemos que voltar ao painel de informações do canyoning para, após alguns metros, no cruzamento dos dois PR's, continuar agora sempre subindo na direção do PR2 - MTG.
Chegando ao topo, percorremos agora vales rochosos em direção ao interior da Serra. Chegaremos a um ponto do percurso onde, rodeados pelo mais puro da natureza, poderemos avistar Manteigas ao longe.
Deixo aqui alguns dos artigos sobre caminhadas e passeios feitos na nossa bela Serra da Estrela :
Comentários
Enviar um comentário