SIGAM-ME NO INSTAGRAM

#47 - Do Cabo Raso ao Cabo da Roca

 

cabo da roca

Já há bastante tempo que tinha como objetivo fazer um percurso a pé desde o Cabo Raso até ao Cabo da Roca e desta vez ganhei coragem para o fazer. Um percurso extremamente exigente já que grande parte não foi feita pelo trilho normal (PRC4 - Tora do Litoral do Guincho) mas sim por caminhos alternativos, acompanhando sempre a orla marítima e percorrendo as arribas em constantes sobe e desce. Sem dúvida um dos mais exigentes que já fiz até hoje 

Este é um percurso linear de cerca de 13km, pelo que decidimos deixar um carro no Cabo da Roca e levar um outro até ao inicio do percurso no Cabo Raso.

Aconselho no entanto a fazer o percurso no sentido inverso, a começar no Cabo da Roca e a terminar no Cabo Raso já que a parte mais exigente está nos primeiros 4 cumes a seguir ao Cabo da Roca onde as subidas e descidas são muito acentuadas e é necessário estar com as pernas com resistência e os joelhos em ótimo estado. 

cabo raso guincho

cabo raso guincho

Avançamos assim em direção à praia do Guincho onde atravessamos toda a extensão do areal até as rochas onde se encontra a bandeira de Portugal. 
Aí subimos em direção ao bar do Guincho e continuamos caminho passando pelo Forte do Guincho até chegar à maravilhosa praia do Abano , onde em lugar do areal encontramos um mar de pedras redondas de cores variadas 

guincho


praia do abano


Atravessando a praia do Abano, saímos agora do trilho oficial e seguimos pelos caminhos das arribas, onde vimos alguns pescadores que, em pontos de acesso quase impossíveis, arriscam as suas vidas. Continuamos até chegar a outra praia de acesso difícil mas muito bonita também - a praia da Grota. A descida para esta praia é acentuada e deve ser feita com cuidado. Nesta praia podemos encontrar uma pequena cascata que nos meses de Inverno deve ter um caudal de agua interessante. Ao lado da cascata encontram uma corda que vos ajudam a subir. 



praia da grota



Seguimos pelas arribas com o oceano como companheiro de caminhada. Visitamos um dos antigos fornos de cal da região e paramos numa praia maravilhosa mas cujo acesso só é feito por corda, a qual não se encontrava afixada no local pelo que , com muita pena nossa não nos foi possível descer até ela.

forno de cal



O percurso agora inicia a sua fase mais complicada, com algumas subidas e descidas já a indicarem o que se adivinha para breve. 

Ao longe avistávamos o ponto inicial da caminhada, o Cabo Raso era um pontinho ao longe.


Chegamos à praia do Porto do Touro, esta de fácil acesso pelo que aproveitamos para parar, relaxar e ganhar energia para o que tínhamos pela frente


praia do porto do touro

Arrancamos agora e direção aos muitos cumes que tínhamos pela frente. Aqui sim a exigência já é alguma pois os declives são extremamente acentuados e a força de pernas e resistência tem de estar no seu melhor. 











Eram 8h30 quando iniciamos e cerca das 18h00 quanto terminamos, ainda passámos pela praia do Assentiz e praia do Louriçal mas as pernas já estavam tão doridas e pesadas que não nos aventurámos na descida para as mesmas.

Este percurso alternativo deve ser feito apenas por quem tiver em muito boas condições físicas

Em seguida fica o percurso em wikiloc. 

Fotos by @Carlos Denis e minhas

Powered by Wikiloc

Comentários

Mensagens populares