SIGAM-ME NO INSTAGRAM

#44 - A "nossa" Estrela



Sem dúvida que o Parque Natural da Serra da Estrela tem um lugar especial no meu coração. Eu era criança quando acompanhava os meus pais em visitas a uma pequena aldeia situada a cerca de 37 km do ponto mais alto de Portugal ("a Torre" - 1993 metros). Esta terra que viu nascer a minha avó paterna, já estava enraizada em mim, instigando-me a brincar em riachos, montes e vales. Hoje, depois de mais de 30 anos, o fascínio permanece, mas um pouco diferente nas sensações. Continuo a visitar esta aldeia, com cada vez mais frequência, desistindo dos passeios de carro pelos sinuosos caminhos da serra e optando por percursos pedestres que me permitam apreciar em profundidade a diversidade paisagística desta serra que infelizmente foi gradualmente destruída pelo horror dos incêndios e pela crueldade do homem. Mesmo assim, luta e mostra vontade de sobreviver. Uma extensão verde floresce ao lado de grandes áreas rochosas e belas lagoas de água cristalina que tornam esta montanha tão especial e bela.



Muitos dos trilhos da Serra da Estrela são fáceis com vistas deslumbrantes. Depois de percorrer alguns quilômetros, já é possível sentir e interiorizar uma paz imensa, onde a visão da natureza que nos cerca aliada ao som dos pássaros e insetos que nos cercam, nos deixam como se estivéssemos em um estado de hipnose natural. Nesses trilhos raramente nos deparamos com mais gente, o que nos dá a sensação de total isolamento e isso, meus amigos, é uma sensação que adoro porque regenera completamente minha alma e mente.


Com amigos e família, exploramos os trilhos da Lagoa Comprida ao Covão dos Conchos bem como os 14 km de trilhos que circundam o Vale do Rossim até ao marco geodésico que se avista ao longe.





Já atravessámos o vale Glaciar Manteigas até atingir o ponto mais alto de Portugal continental. Subimos a Cascata Poço do Inferno e avançamos pela Rota do Javali. Atravessámos o  Bosque das Faias e marcámos muitos mais percursos para fazer pós pandemia




No final de uma bela caminhada, mesmo cansativa mas espiritualmente revigorante , nada melhor do que um mergulho nas águas doces das lagoas e praias fluviais da Serra em Loriga, Foz D'Égua, Poço da Broca, cascatas imperdíveis para mergulhos e muito mais  (vêr aqui um artigo sobre as vários lagoas que conheço por aqui)




Para terminar, e como a beleza da Serra da Estrela não está só no verde do verão mas também no branco do inverno, poderão passar momentos inesquecíveis junto ao mais belo manto branco de Portugal




Deixo aqui alguns dos artigos sobre caminhadas e passeios feitos na nossa bela Serra da Estrela :



Comentários

Mensagens populares