#46 - Sintra's peaks - A busca continua
Uma das coisas que mais gosto de fazer é explorar o ambiente natural que me rodeia em busca de recantos que me permitam ter vistas magníficas e deslumbrantes. Tendo a sorte de viver perto da bela Serra de Sintra, esta serra torna-se um dos meus locais preferidos para o fazer.
Depois de ter partilhado alguns picos magníficos da Serra de Sintra no início deste ano e o incentivo dado por vós para procurar mais, atualizo aqui o post feito na altura, agora com mais alguns picos e fotos ilustrativas. Espero que gostem, compartilhem e comentem.
Monge - Alto da Memória - Cruz Homenagem ao Bombeiros
Coordenadas: 38 ° 46'39,987 "N 9 ° 26'24,547" W
Dificuldade: 1 (sem dificuldade de acesso ou escalada)
Acesso: Acessos muito fáceis, quem faz o “PR11 - Monge”, este monumento de memória fica ao lado do monumento funerário construído na idade do bronze e descoberto em 1878 - “Tholos de Monge”
---------------------------------------------------------
Monte Rodel
Coordenadas: 38 ° 47'3.537 "N 9 ° 25'14.514" W
Dificuldade: 2
Acesso: O acesso pode ser feito de várias maneiras mas a mais curta e interessante é a partir do estacionamento do Palácio de Monserrate. Atravessando esta bela zona da serra passamos pelo Monte Rodel (note um pequeno caminho entre as árvores que conduz à base desta rocha). A subida é fácil, mesmo com formações rochosas que parecem escadas. Mais acima existe uma corda que facilita a subida ao topo. Para mais detalhes veja aqui o post sobre o Monte Rodel
------------------------------------------------
PEAK CRUZ NEGRA (nome não oficial)
Coordenadas: 38º46'34,8''N, 9º24'30,3''W
Dificuldade: 4 (5 se as pedras estiverem molhadas)
A maneira mais fácil de escalar será pelo lado oeste da rocha, começando com um trilho de terra usada para plantar árvores, mas depois fecha e torna-se extremamente difícil, exigindo a escalada de muitas pedras, algumas extremamente lisas o que torna difícil aderência, especialmente se estiverem húmidas. No topo, algumas passagens muito técnicas. Cuidado especial para quem sofre de tonturas.
Altura: 505 metros
Acesso: O acesso a este pico pode ser feito de várias maneiras. Tenho conhecimento de três, mas há outros caminhos vindos de trilhos que ainda não fiz e que passam por aqui.
Acesso 1 - Direto pela N247 que passa próximo a este pico, com estacionamento próximo e acesso ao mesmo
Acesso 2 - A partir da Lagoa Azul, contornando a Lagoa e seguindo por um trilho não registado que aí se encontra (cerca de 9km de trilho). Siga as marcações (círculos azuis) nas rochas e árvores
Acesso 3 - Do parque de estacionamento junto à placa Tapada do Saldanha (38º45'37.5''N, 9º24'29.8''W) na estrada de Sintra (N9), seguindo em estrada de terra batida e entrando na Tapada do Saldanha
------------------------------------------------
WBE PEAK (nome não oficial)
Coordenadas: 38º46'14,4''N, 9º27'15,7''W
Dificuldade: 3
Aglomerado de rochas não muito complicado de escalar mas com uma parte muito técnica onde se tem que escalar inclinado "preso" entre duas grandes pedras
Altura: 530 metros
Acesso: Este pico encontra-se próximo da Peninha, junto ao parque de merendas que se encontra na Estrada Estudante da Peninha. O ideal será fazer essa escalada na continuação do PR10 na volta da anta das Adrenunes.
------------------------------------------------
PENEDO DA AMIZADE
Coordenadas: 38º47'32.6''N, 9º23'28.6''W
Dificuldade: 2
Suba um caminho de terra batida, mesmo ao lado da base do Penedo, depois prossiga com uma pequena subida por meia dúzia de rochas fáceis de escalar.
Altura: (não tenho informações)
Acesso: O acesso é feito pelo lado sul através do percurso da Villa Sassetti (ver aqui) ou pelo lado oposto, a partir do Castelo dos Mouros.
------------------------------------------------
PEDRA AMARELA
Coordenadas: 38º45'51,9''N, 9º26'11,4''W
Dificuldade: 1
Um dos picos mais fáceis que conheço em Sintra e com uma vista deslumbrante. Ao lado da Torre de Vigia. Sem dificuldade de escalada.
Altura: 406 metros
Acesso: A partir da Barragem do Rio da Mula, cerca de 5km de caminhada até lá, fazendo parte do trilho PR1 CSC - Rota das Quintas
Comentários
Enviar um comentário