SIGAM-ME NO INSTAGRAM

#45 - Shinrin Yoku - Como combater um dos maiores problemas do seculo XXI- Stress


Há algum tempo atrás conheci a palavra SHINRIN-YOKU que circulava nas redes sociais essencialmente em posts do Japão relacionados à natureza. Intrigado, imediatamente pesquisei e descobri o quão importante era não só o significado da palavra, mas principalmente o que pretende nos ajudar com nossa saúde e bem estar.

Shinrin-Yoku significa BANHOS DE FLORESTA (shinrin "floresta" e yoku "banho") trata-se de uma terapia do país do sol nascente (Japão), praticada desde a década de 80, que nos leva a compreender a importância para o nosso bem-estar e saúde em estar em contacto com a natureza, rodeado de árvores e plantas, absorvendo com os nossos sentidos tudo o que a natureza nos dá gratuitamente. Esta terapia não é um exercício físico, mas sim a necessidade de parar e sentir os cheiros das árvores, das plantas, da terra, ouvir os sons dos pássaros, o movimento dos ramos com a brisa que passa, as gotas de chuva nas folhas, para saborear o fresco ar, observar as diferentes cores que a natureza nos apresenta, abraãr uma árvore, tocar a terra, deitar no chão.


"Shinrin-yoku é como uma ponte: ao abrir nossos sentidos, ele estabelece uma conexão entre nós e o mundo natural e, quando estamos em harmonia com o mundo natural, podemos começar a curar"


Estudos têm sido feitos por diversas organizações sobre os benefícios do contato com a natureza e da prática do banho na floresta. Alguns deles já comprovados:

Fortalecimento do sistema imunológico - aumento da energia - redução do estresse e fornecimento de um estado de relaxamento - redução da ansiedade, depressão e raiva

Por que fortalece o nosso sistema imunológico?

Além de uma alta concentração de oxigênio, o ar da floresta também está cheio de fitocidas. Os fitocidas nada mais são do que óleos naturais encontrados nas plantas e parte do sistema de defesa das árvores, óleos que são liberados das plantas e árvores para se protegerem de bactérias, insetos e fungos. Quando caminhamos e ficamos em contato com esses fitocidas, inspirando-os continuamente, isso provoca aumento de nossas células NK (células que lutam contra células indesejáveis ​​como as infectadas por vírus ou células tumorais), diminui os níveis de stresse hormonal, estimula o bom humor, reduz tensão-ansiedade, fadiga-confusão.


O sistema nervoso é composto por dois subsistemas, um que se ativa quando está em perigo (lutar ou fugir) e o outro que se ativa no relaxamento (descanso e recuperação). Por exemplo, se estou a caminhar na rua e me sinto perseguido ou agredido, a reação de luta ou fuga é acionada, o coração começa a bater mais rápido, a pressão arterial aumenta e a digestão fica mais lenta. Se se está a relaxar, por exemplo caminhando na natureza, acontece o oposto. A pressão arterial diminui, a pulsação diminui e a velocidade da digestão pode aumentar.

No primeiro caso, os níveis de stresse aumentam e vão causar um desequilíbrio em nosso sistema nervoso e esse é cada vez mais o maior problema que tem nos afetado recentemente. A azáfama do dia a dia, a poluição sonora, a confusão, as pressões do trabalho, a monotonia, são acontecimentos estressantes que se acumulam e deterioram o nosso sistema nervoso, causando consequentemente graves problemas na nossa saúde física e mental.


Por estas e muitas outras razões, sinto-me cada vez mais melhor, mais saudável, com mais energia e principalmente VIVO, longe da confusão da cidade e perto da paz da natureza.

Quem estiver interessado em aprender mais sobre essa terapia, deixo aqui minha sugestão de um livro que segui para escrever este artigo e que tem servido de inspiração. Nele você encontra muito mais informações, além das evidências científicas que comprovam o que escrevo neste artigo.


Comentários

Mensagens populares