SIGAM-ME NO INSTAGRAM

#15 - PR8 - Rota do Vinho


Este é um dos percursos pedestres de Sintra menos conhecido mas muito engraçado de se fazer. Refiro-me ao PR8-SNT Rota dos Vinhos, percurso circular de 15km que se inicia em Colares, junto à Adega Regional de Colares (38º48'21.452 '', 9º27'0.025 '').


Este é um percurso considerado fácil, sem grandes subidas inclinadas nem partes técnicas, e que nos permite usufruir de diversas paisagens naturais como pinhais, prados, vinhas, pomares, passando junto ao mar e por algumas zonas urbanas inseridas nestes ambientes. Junto à Adega Regional, encontramos o painel informativo do PR, que se encontrava em muito mau estado de conservação, o que nos deixou com dúvidas quanto à manutenção do percurso e da sua sinalização.


Avançamos assim para o Norte, seguindo a primeira marca que encontramos num poste.

Seguimos pela rua cujo nome é um incentivo para continuar com toda a resiliência (Rua da Peregrinação), passamos por algumas casas isoladas até deixarmos de as ver quando entramos numa área de arvoredo em direção ao Pinhal de Nazaré.






Através dos pinhais é necessário estar atento às marcações pois muitas encontram-se em árvores e algumas estão cobertas por vegetação. De qualquer forma, o percurso aqui é bastante intuitivo.



O percurso leva-nos agora em direcção às Azenhas do Mar, um dos destaques deste PR. Esta antiga e bela vila piscatória inserida nas falésias da costa, faz-nos lembrar um pouco as maravilhosas aldeias da Costa Almalfitana em Itália.





Sem dúvida um lugar para passar bons momentos de relaxamento, sentir o mar e tudo o que nos envolve.

Continuamos o nosso caminho, agora pelo topo das arribas que se inclinam para o mar, em direção à Aguda. O piso agora mais irregular requer um esforço físico reforçado, mas nunca exagerado.




Uma vez na Aguda há sempre a possibilidade de descer à praia da Aguda por uma enorme escadaria de madeira construída nas rochas e depois subir novamente. Como a nossa ideia não era mergulhar nem tomar banho na água fria, continuamos a caminho de Fontanelas.

Passamos por prados, algumas zonas urbanas mais isoladas e regressamos ao pinhal. Ao longo do caminho, e para nossa surpresa, encontramos animais selvagens que não são mencionados no folheto informativo. Um jovem javali que nos fez pensar se os pais não estariam por perto o que pode se tornar perigoso !!!





Continuamos o caminho agora em direção a Janas para visitar a sua típica capela circular - Capela S. Mamede de Janas protetora dos animais, onde, todos os anos, na festa da padroeira, são abençoados os rebanhos, que a circulam três vezes por tradição.




De regresso ao Pinhal da Nazaré, terminámos os últimos km no pinhal onde aproveitámos para voltar a respirar toda a pureza e os odores perfumados dos pinheiros, até chegarmos ao ponto onde iniciamos esta viagem, junto à Adega Regional de Colares.




Em conclusão, trata-se de um trilho bem marcado (embora algumas marcações nas zonas de mata estejam cobertas de vegetação), estando o caminho bem conservado à exceção do troço entre Fontanelas e Janas. Duas desilusões também a assinalar, primeiro os painéis informativos do início do percurso (Colares) e na Aguda em muito mau estado (situação já comunicada à entidade responsável pela conservação e manutenção do PR), e segundo, sendo a Rota do Vinho, poucas vinhas são encontradas ao longo do caminho, talvez porque não seja a época certa, mas em 15 km encontramos apenas duas plantações de vinhas.

Folheto do percurso aqui 

Powered by Wikiloc

Comentários

Mensagens populares