#40 - PR12-SNT - Lapiás de outro mundo - Granja dos Serrões
Desta vez fomos conhecer bem perto de Lisboa o campo de Lapiás da Granja dos Serrões, parte do percurso PR12-SNT. Aqui podemos encontrar um conjunto de rochas escavadas de forma extremamente curiosa que devido à erosão cársica apresentam-se com espaçamentos que originam fendas e canais de grande beleza.
Iniciamos o percurso na aldeia de Maceira, freguesia de Almargem do Bispo, entrando pelo Parque da Segueteira (vêr coordenadas no percurso wikiloc no final do post) e seguindo pela vegetação a dentro em direção ao campo de Granja dos Serrões. Entramos aqui num percurso em que cada trilho que o intersecta nos leva para o meio da vegetação onde podemos apreciar estas formas curiosas consideradas geomonomentos denominadas Lapiás. Aqui podemos podemos nos "perder" durante algum tempo pois em cada recanto, no meio da vegetação, encontramos Lapiás diferentes umas das outras. Por vezes sentimo-nos como estando no Cambodja ou Vietnam.
O percurso segue agora por estrada até ao apeadeiro da Pedra Furada por onde seguimos sobre a linha do comboio durante uns metros (o que me fez recuar no tempo uns meses para a altura em que fiz a maravilhosa Rota dos Tuneis) até cortar à esquerda por um pequeno caminho que nos vai levar à Lagoa da Pedra Furada. Esta lagoa tem especial beleza nos dias em que a luz do Sol recai sobre ela e nos apresenta a sua cor transparente e cristalina. Infelizmente, no dia em que fizemos este percurso, o Sol teimava em esconder-se pelo que não podemos testemunhar a cor da lagoa.
Passando a lagoa , continuamos o percurso até chegar a intersecção que nos vai levar a Anços. Já visitei a cascata aqui existente por diversas vezes (vêr aqui o meu primeiro post sobre a cascata) mas desta vez o acesso foi feito pelo percurso oficial PR12.
Das várias vezes que aqui estive tive sempre a sorte de assistir a um excelente caudal da cascata o que a torna mais bela.
O ultimo troço do percurso leva-nos novamente até ao Parque da Segueteira onde podemos nos sentar no espaço que aqui existe para merendar e aproveitar para relaxar após esta pequena caminhada de 10km , mesmo pertinho de Lisboa.
Fotos de António Carlos & Carlos Denis
Comentários
Enviar um comentário